Como enfrentar a ansiedade?
- Psicólogo Reinaldo CRP20/07501
- 6 de abr. de 2017
- 3 min de leitura

As vezes nos pegamos em um dilema: relaxar ou correr.... A ansiedade é uma ferramenta de sobrevivência, mas para algumas pessoas se torna um transtorno e causa muitos prejuízos fisiológicos, emocionais, sociais.
E quando isso acontece, o que fazer?
Existem muitas maneiras de enfrentar os desconfortos da Ansiedade. algumas são:
Respiração
"Como assim respirar? Isso já faço toda hora!", "Não sei fazer isso não, oh!". Calma, relaxa... vou explicar uma maneira simples e fácil, a respiração diafragmática. É uma ferramenta prática capaz de trabalhar o corpo e o cérebro, aliviando os sintomas da ansiedade. Vamos lá? Encontre uma postura confortável, ereto, sentado ou deitado. Procure se concentrar e focar na respiração. Inspire pelo nariz até encher os pulmões e a barriga de ar. Segure por alguns segundos. Agora expire pela boca. É importante praticar durante o decorrer do dia e assim aprender a ter domínio sobre a respiração.
Relaxamento
"Como vou relaxar em momentos de crise?". Eis a questão, esse é o momento de buscar comandar o corpo. O relaxamento progressivo é muito utilizado em transtornos de ansiedade, reduzindo a reincidência do transtorno. Este consiste em um relaxamento muscular, o qual possibilita a melhora da oxigenação e do fluxo sanguíneo. Contribuindo assim outro instrumento de relaxamento seria a . meditação
Meditar nunca foi tão difícil. A disposição pode se tornar uma chave. O que não pode é a pessoa continuar a sofrer e não fazer nada.
Não exija muito de si mesmo
A cobrança de si mesmo é algo que pode aumentar sua ansiedade. Sorria mais diante dos estresses do dia-a-dia. Não é tão fácil como imaginamos, contudo, sorrir é uma ferramenta. Exigências são fardos que as vezes não conseguimos carregar. Não seja perfeccionista. Se permita....
Mantenha foco de atenção no presente
A ansiedade nos faz olhar somente para o futuro, fazendo-nos esquecer que o presente é fundamental. Viver o momento é tão bom quanto viver focado no amanhã. Foque seus pensamentos no hoje.
Exercícios
É necessário praticar alguma atividade por pelo menos meia hora ao dia, pois exercícios mexem com o orgânico, aumentando o nível de serotonina (serotonina=neurotransmissor responsável pelo controle do apetite, regulador do humor e comportamento, função cardiovascular, sono, contração muscular, regulação das secreções endócrinas, memória e aprendizagem, regulação da temperatura. Vulgarmente conhecido como neurotransmissor do prazer). Ficar em casa sem fazer nada, somente pensando, na maioria das vezes não ajuda. Quando praticamos exercícios ficamos mais dispostos para administrar ou enfrentar o dia-a-dia. Pense bem!
Alimentação
Manter uma alimentação saudável ajuda a equilibrar o corpo. Alimentos como frutas, verduras e legumes são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Evite alimentos ricos em cafeínas, gorduras e carboidratos. Alimentos que aumentem a serotonina são indicados, pois, ele é o neurotransmissor responsável pelo bem-estar. Procure um nutricionista e peça ajuda.
Sono
Dormir bem além de diminuir os níveis de ansiedade, revigoram o corpo. Retire coisas que distraiam o sono. Determinar um horário para deitar e dormir. Caso não consiga procure estratégia que possa lhe ajudar.
Social e Lazer
Ficar em casa na ociosidade não ajuda nem um pouco. Busque programações que lhe cause satisfação. Ir ao cinema, caminhar na praça, visitar um amigo(a), são algumas formas de tirar o foco das coisas que contribuem para a ociosidade.
Psicoterapia
Psicólogos são preparados para ajudar pessoas com Síndromes como ansiedade. Os mais indicados para transtornos relacionados à ansiedade são os terapeutas cognitivos-comportamentais. Os resultados dos procedimentos utilizados na melhora dos sintomas são satisfatórios.
Psiquiatra
Estes sãos os responsáveis da avaliação do nível da ansiedade e recomendarem possíveis intervenções medicamentosas. O trabalho multiprofissional é importante para o melhor desenvolvimento da saúde e bem-estar.
Estas são algumas estratégias para ajudar a diminuir/amenizar as crises de ansiedades. Gostou? Curte a página aí!
Comments